Espaço Aberto 

Ouça: Governo recuou e desistiu de votar PEC das privatizações nesta terça

Convidado: presidente da Famurs, Emanuel Hassen de Jesus – Maneco
Data: 26/5
Assuntos:

  • Suspensão das aulas nas escolas;
  • Governo do Estado quer intervir na autonomia dos municípios;
  • Votação da PEC das privatizações;
  • Recuo por parte do Governo na votação.

O Espaço Aberto teve a participação do presidente da Famurs, Emanuel Hassen de Jesus – o Maneco, na manhã desta quarta-feira (26/5). Ele trouxe informações sobre a polêmica em relação à suspensão das aulas nas escolas, como também sobre a votação da PEC das privatizações.

Emanuel pontua que o fato ocorrido com o direito dos municípios em optarem por suspender as aulas nas escolas é um episódio desnecessário e demonstra que o governo do Estado tem perdido a sua capacidade de diálogo. Municípios da fronteira, que já haviam liberado a volta às aulas, decidiram por suspender este retorno por conta do aumento de casos da covid-19.

Maneco explica que o Estado quer que os municípios mantenham suas escolas abertas, inclusive notificou os mesmos. Hoje, os municípios têm a autonomia de tomar medidas mais restritivas do que as vigentes pelo Estado. A Famurs tem orientado prefeitos (as) a manterem suas decisões conforme a realidade de seu município.

Apesar da notificação aos municípios, o presidente da Famurs espera que não seja necessário ir para o âmbito jurídico, a expectativa é que o governo do Estado respeite a decisão dos municípios neste momento.

A votação das privatizações é outra pauta comentada pelo presidente. Nesta terça-feira, o Governo recuou e desistiu de votar a PEC. Maneco novamente coloca que o Estado tem perdido o diálogo e que espera que esta votação continue suspensa, porque não representa o desejo dos municípios. Emanuel ressalta que todos os gestores foram pegos de surpresa com a possibilidade dessa privatização e que falta clareza na forma como o governo pretende fazer isso. Na sua opinião, é uma ação que não deve ser feita neste momento, ainda mais por estarmos em um período de pandemia. Entende que o recuo na votação se deu por receio do governo em perder.

Créditos da foto: Comunicação Famurs

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados