Espaço Aberto 

Ouça: Os diferenciais oferecidos pela administração de condomínios

Convidada: advogada e proprietária da Própria Administração de Condomínios, Cristiane Jung
Data: 26/5
Assuntos:

  • Serviços oferecidos pela empresa;
  • Administrar um condomínio gera responsabilidades;
  • As administradoras facilitam o trabalho de síndicos;
  • Fiscalização e aplicação de normas;
  • Vantagens ao contratar uma administradora;
  • Novas regas com a pandemia.

O Espaço Aberto teve a participação da advogada Cristiane Jung, proprietária da Própria Administração de Condomínios, na manhã desta quarta-feira (26/5). Ela trouxe informações sobre esta área de atuação e a decisão de investir no município de Teutônia.

A Própria Administração de Condomínios está no mercado há 10 anos, com matriz na cidade de Lajeado. Conforme a advogada, neste ano, decidiu abrir filial no município de Teutônia, para estar mais próximo dos clientes e oferecer um atendimento ainda melhor. A empresa se localiza no Bairro Languiru, em frente à Eletrônica Languiru, e oferece atendimento presencial, mantendo todos os cuidados neste momento.

Cristiane explica que a atuação na área de administração de condomínio é prevista na legislação e dá a possibilidade ao síndico do condomínio terceirizar este serviço. Ela pontua que é uma função de grande responsabilidade.

As administradoras de condomínio facilitam o trabalho, controlam prazos regulamentais do condomínio e todas as demandas que este possui. O síndico continua sendo o representador legal do condomínio, sendo um fiscalizador desse trabalho e que autoriza essa gestão, coloca a advogada.

A administradora também é responsável por fiscalizar os condôminos e aplicar as normas do prédio, sendo uma porta voz entre os envolvidos, muitas vezes atuando na mediação dos conflitos que surgem. Fica por conta da empresa inclusive aplicar advertências, se necessário, mas busca-se sempre pelo diálogo.

A advogada ressalta que condomínio é todo o empreendimento que possui uma área comum de mais unidades e assim pode ser administrado por alguma administradora. Ela lembra que as administradoras se responsabilizam pelos espaços comuns dos condomínios e não os privados.

Com a pandemia, novas regras tiveram de ser pensadas e aplicadas também nos condomínios, visando a proteção de todos. Medidas de higiene, instalação de dispensers de álcool em gel nos hals dos condomínios, entradas de garagens, entre outros, instrução as faxineiras para a utilização de álcool e uso de máscara por todos nos ambientes em comum.

Créditos da foto: Luciana Brune

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados