Espaço Aberto 

Ouça: Única prefeita do Vale destaca programação do Dia da Mulher

Convidada: Prefeita de Poço das Antas, Vânia Brackmann (PDT)
Data: 8/3
Assuntos:

  • Programação do dia da mulher
  • Mulheres poçoantenses
  • Mulher na política
  • Violência contra a mulher
  • Autocuidado e a saúde mental

A professora Vânia Brackmann (PDT) foi a única mulher eleita como prefeita no Vale do Taquari e agora está a frente de Poço das Antas. No Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje (8/3), ela relata a lenta trajetória das mulheres na política e destaca que do seu partido apenas duas mulheres se elegeram prefeitas no Rio Grande do Sul, paralelo a 63 homens.

Para celebrar a data, Vânia informa sobre a programação especial no município, que também pode ser apreciada pela comunidade de outras cidades. No domingo (14/3), será realizada uma live com música e participação de uma psicóloga para falar sobre os dilemas das mulheres na atual sociedade. O início está previsto para as 13h30. “Vamos fazer uma programação com a Banda Rosas. Faremos um show acompanhado da psicóloga Dirce Becker Delwing e terá momentos intercalados entre falas e músicas”, explica a prefeita.

A ideia é promover um momento de descontração e alegria. Ao mesmo tempo, a “psicóloga irá trabalhar a questão da motivação, da autoestima, porque mais do que nunca é o que as mulheres estão precisando”, destaca. A prefeita enfatiza a importância das mulheres na história de Poço das Antas, lembrando que o Hospital, que hoje está desativado, era conduzido por freiras.

A prefeita comenta que o Estado deixa de ganhar não tendo mais mulheres na política. “As mulheres ainda têm muito a conquistar. Temos que começar a conversar mais de perto dentro dos partidos”, disse. Vânia destaca que quer trabalhar, nestes quatro anos, para que outros partidos também trabalhem a inclusão feminina. “Juntos, mulheres e homens, vamos fazer um trabalho muito melhor”, finaliza.

Créditos da foto: Wiliam Perin

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados