Espaço Aberto 

Projeto Santa Clara Mais Feliz foca na educação emocional

Convidado: Paulo Kohlrausch, prefeito de Santa Clara do Sul e também presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat)
Data: 23/09
Assuntos:

  • Programa Santa Clara + Feliz;
  • Enfoque na educação emocional;
  • Pandemia agravou sofrimento emocional;
  • Quatro programas norteadores no desenvolvimento social;
  • Eventos que gerem bem-estar aos munícipes;
  • Índice de Felicidade Interna Bruta;
  • Departamento de saúde emocional.

O Espaço Aberto teve a participação de Paulo Kohlrausch, prefeito de Santa Clara do Sul e também presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), na manhã desta quinta-feira (23/9). Ele trouxe informações acerca do programa Santa Clara + Feliz, que tem enfoque na educação emocional.

De acordo com o prefeito, a pandemia foi um dos fatores que acelerou a elaboração deste programa, já que agravou o sofrimento emocional. Paulo pontua que no desenvolvimento da sociedade o município possui quatro programas norteadores: Santa Clara tem valor, Santa Clara mais saudável, Educação para todos e Santa Clara + Feliz.

O último programa citado é alicerçado em uma tríade. Visa diminuir a dor emocional da sociedade, que é ocasionada por vários motivos, proporcionar a seus munícipes eventos em que estes percebam o bem-estar subjetivo e outro pilar é o índice de felicidade interna bruta (FIB), utilizado para avaliar o desenvolvimento da sociedade local.

Ao ver do gestor público, houve uma superficialização das relações, principalmente por conta das mídias sociais, e as pessoas precisam de suporte na busca da sua felicidade. Dentro da Secretaria Municipal da Saúde, Santa Clara do Sul elaborou o departamento de saúde emocional, constituído com equipes multidisciplinares.

A ideia do programa é proporcionar uma sensação de felicidade para toda a comunidade. Inicialmente foi realizada uma pesquisa de clima entre servidores públicos e outra com a comunidade, para que pudesse haver um entendimento de como as pessoas estão se sentindo. A partir dessas informações serão criadas determinadas ações.

Paulo destaca que é preciso trabalhar de forma incisiva na formação e no desenvolvimento de pessoas. Outros programas também voltam seu olhar para isso, como o Educação para Todos.

O presidente da Amvat também falou sobre turismo e parabenizou a Amturvales pelo trabalho que está realizando, profissionalizando o trabalho na região, dando visibilidade ao Vale como destino turístico.

Créditos da foto: Luciana Brune

Acompanhe a entrevista completa

Assuntos Relacionados