Espaço Aberto 

Ouça: Teutônia organiza mais uma etapa da vacinação contra a covid-19

Convidado: enfermeiro da Atenção Básica /CAS Canabarro, Maicon Raul Pedra, e coordenadora da vigilância epidemiológica, Rosângela Schussler
Data: 05/05
Assuntos:

  • Vacinação do grupo com comorbidades;
  • O que é necessário para realizar a vacinação;
  • Locais em que a vacinação ocorrerá;
  • Espera pela chegada das segundas doses atrasadas.

O Espaço Aberto teve a participação do enfermeiro da Atenção Básica /CAS Canabarro, Maicon Raul Pedra, e da coordenadora da vigilância epidemiológica, Rosângela Schussler, na manhã desta quarta-feira (5/5). Ambos falaram sobre a vacinação contra a Covid-19, explicando a organização de Teutônia para mais uma etapa.

A partir de agora inicia a vacinação do grupo das comorbidades. É necessário que as pessoas que se incluem neste grupo apresentem uma prescrição médica, identificando a comorbidade, para receber a vacina, explica Rosângela. De acordo com Maicon, os pacientes diabéticos são totalmente contemplados pela vacina, sendo necessário apenas apresentar uma receita atual comprovando possuir a doença e o uso de algum medicamento. Todas as demais precisam apresentar o laudo médico.

O enfermeiro pontua que há uma tabela criada pelo Ministério da Saúde, listando as doenças que estão contempladas pela vacinação neste momento. Assim somente os pacientes que se enquadrarem nesta tabela poderão receber a vacina. A tabela pode ser consultada na UBS, no site do Ministério da Saúde e da Prefeitura Municipal de Teutônia.

O novo grupo que começa a receber a vacinação será vacinado em etapas, iniciando hoje à tarde pela faixa etária de 55 a 59 anos, diminuindo-a gradativamente ao longo dos dias. Esta divisão visa evitar aglomerações no locais de vacinação, no Martin Luther no Bairro Languiru e no Centro de Vacinação em Bairro Canabarro. A vacinação inicia às 13h30 e se estende até as 18h. A vacinação será somente nestes dois locais. Os munícipes não devem procurar as unidades de saúde.

Maicon ressalta que as pessoas que se enquadram neste grupo precisam estar munidas de sua receita, cartão do SUS e um documento com foto. Ele também coloca que a partir de hoje, na parte da tarde, outros grupos serão contemplados pela vacinação, a partir dos 18 anos, que são as gestantes com comorbidades e pessoas que realizam hemodiálise.

As vacinas que os municípios recebem são através de repasses do Ministério da Saúde e o enfermeiro explica que não é possível que o município faça a aquisição das mesmas por conta própria. Em relação às pessoas que aguardam pela segunda dose, no momento em que chegarem novas doses da Coronavac, as pessoas que estão com vacinação mais atrasada serão chamadas, pontua Maicon.

Créditos da foto: Divulgação

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados