Espaço Aberto 

Ouça: RS engaja movimento Unidos pela Vacina

Convidado: Presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Emanuel Hassen de Jesus, também ex-prefeito de Taquari

Data: 12/3
Assuntos:

  • Movimento Unidos pela Vacina
  • Processo de vacinação
  • Cenário dos hospitais
  • Medidas de prevenção

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) foi convidada a integrar o movimento Unidos pela Vacina. Esta mobilização acontece em todo o Brasil e é comandada pela empresária Luiza Helena Trajano, das lojas Magazine Luiza. Foi nesta semana que ele chegou ao Estado, através de um evento online. O movimento investiga, por exemplo, se os municípios têm problemas de logística, falta de equipamentos, de insumos, se há locais para armazenamento e outros, visando a vacinação.

Conforme o presidente da Famurs, Emanuel Hassen de Jesus, também ex-prefeito de Taquari, o objetivo é auxiliar os municípios nas eventuais necessidades e problemas que possam ser enfrentados no processo de vacinação. “Nossa expectativa é que os municípios passem a receber uma quantidade maior de doses de vacinas e quando isso acontecer, todos devem estar preparados e dotados de todas as condições”, conta.

O objetivo inicial é vacinar todos os brasileiros até setembro e, por isso, conforme Emanuel, a pressão aos órgãos federais é fundamental. “É ele que organiza o processo de vacinação, compra as vacinas e distribui”, disse. Segundo ele, os municípios estão trabalhando para também terem a autorização para fazer a compra direta de insumos e vacinas para acelerar o processo. “Acredito que essa pressão que a sociedade, governadores, prefeitos e movimentos organizados vão fazer sob Governo Federal vai acabar obrigando o Ministério da Saúde a cumprir com sua obrigação e viabilizar a vacina em quantidade suficiente para o processo poder ganhar um ritmo muito maior.

Créditos da foto: Arquivo pessoal

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados