Estrela registra perdas superiores a R$ 350 milhões no agro
O presidente do STR de Estrela, Rogério Heemann, participou do programa Espaço Aberto na manhã desta quarta-feira (10/7) para apresentar um panorama das perdas com três estiagens e três enchentes históricas no setor primário. A estimativa é de R$ 350 milhões de perdas até agora, valores computados em parceria com Emater e Secretaria de Agricultura, mas os números aumentam a cada semana.
“Mesmos com as crises, os agricultores estavam se mantendo. Mas, com esta enchente, viram equipamentos, casas, instalações e animais indo embora, e as famílias sendo salvas pelas equipes de resgates. Famílias se despediram e achavam que iriam morrer. Perdemos centenas de residências, principalmente em Arroio do Ouro”, ressalta.
Produtores vão desistir das atividades leiteira e de criações e partir para a produção de grãos, mas precisa buscar áreas mais altas. “O agricultor não tem mais reservas. Esperamos algum reconhecimento e apoio do governo, mas o prazo está terminando e nada aconteceu. Queremos anistia total das dívidas dos agricultores e para quem quer reinvestir, serão necessários recursos a juros baixos”, salienta.
Acompanhe a entrevista completa.