Obesidade Infantil e Longevidade com Saúde são projetos desenvolvidos em Teutônia
Dois projetos desenvolvidos em Teutônia – Obesidade Infantil e Longevidade com Saúde – estiveram em destaque no programa Espaço Aberto deste sábado (10/6). O secretário de Saúde, Juliano Körner, e a nutricionista, presidente do Conselho Municipal de Saúde e integrante do projeto Saúde na Escola, Lisangela Bagatini, participaram do programa.
“O grande papel é a prevenção e a promoção da Saúde. É uma alegria uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação. O projeto Saúde na Escola precisa de vontade política para acontecer”, destaca Lisângela Bagatini.
Índices de obesidade infantil tem aumentado em Teutônia, no Estado, no Brasil e no Mundo. O boom de sobrepeso ocorre de terceiro e quarto ano, porque a criança fica só meio turno na escola e não se consegue ajudar de maneira efetiva. “Atividades práticas com famílias e professores. A culpa não é da criança. O objetivo é prevenir as doenças crônicas, se não matam fazem o cidadão viver doente por muitos anos”, salienta Lisângela.
“A preocupação do gestor é sempre prevenir. As pessoas têm que ter isso na mente e ser parceiras disso. Não adianta montar projetos, executá-los e não ter a contrapartida da sociedade. Os resultados serão perceptíveis para todos”, destaca o secretário Juliano Körner.
Longevidade com Saúde iniciou pela Terceira Idade e também vai ser aberto nos núcleos de ESF, para atender toda a população. “A educação física é aberta para todas as idades e vamos ampliando as faixas etárias”, aponta o secretário.
Acompanhe a entrevista completa