Teutônia está atenta para Norovírus na população e doença mão-pé-boca nas crianças
Convidados: coordenador da VISA, Evandro Borba e da coordenadora de educação infantil , Andréia Luersen
Data: 30/10
Assuntos:
- Norovírus;
- Perceptível diminuição da lavagem de mãos com água e sabão.
- Higienização de alimentos crus;
- Famílias devem buscar por atendimento imediatamente;
- Doença mão-pé-boca.
O Espaço Aberto teve a participação do coordenador da VISA, Evandro Borba e da coordenadora de educação infantil , Andréia Luersen, na manhã deste sábado (30/10). Eles trouxeram informações e atentam para o Norovírus na população e a doença mão-pé-boca nas crianças.
Evandro explicou que o Norovírus não é um novo vírus e sua transmissão ocorre pela circulação de pessoas. Diante desse vírus, é possível perceber que houve uma diminuição da lavagem de mãos com água e sabão. É preciso também que a população reforce a higienização de alimentos crus.
Este vírus é uma mistura de vírus, bactérias e parasitas, coloca o coordenador da VISA. O Norovírus, pode-se dizer, causa uma espécie de virose e transmite de forma rápida.
Andréia pontua que as escolas foram orientadas a repassar para a secretaria o que estavam observando de casos, e na última semana houve uma grande incidência de norovírus nas escolas de educação infantil do município.
A coordenadora de educação infantil ressalta que as famílias logo busquem por atendimento, não sendo necessário ser de um pediatra. Os cuidados devem ser mantidos.
A doença mão-pé-boca, teve o maior número de casos em agosto e setembro e neste caso a criança também precisa ser afastada. É possível identificar nas crianças erupções cutâneas, na boca, mãos e pés.
Créditos da foto: Lucas Leandro Brune
Acompanhe a entrevista completa