Crimes de estelionato aplicados pelas redes sociais
Convidada: advogada Camila Brunetto, da Brunetto & Christ Advogados Associados,
Data: 01/09
Assuntos:
- Crimes de estelionato pelas redes sociais;
- Cinco principais tipos de golpes;
- Formas de atuação dos criminosos;
- Orientações caso tenha sofrido algum golpe;
- Buscar ajuda diante dos golpes.
O Espaço Aberto teve a participação da advogada Camila Brunetto, da Brunetto & Christ Advogados Associados, na manhã desta quarta-feira (1/9). Ela explicou sobre os crimes de estelionato aplicados pelas redes sociais, passando orientações para prevenção e também reparação de danos, quando possível.
Camila pontua os cinco principais tipos de golpes praticados no momento: o perfil falso no WhatsApp, a clonagem do WhatsApp, o uso de plataforma de venda online, o golpe do falso empréstimo e o golpe de nudez. Ela explica algumas formas de atuação dos criminosos.
Os golpes de WhatsApp utilizam fotos das pessoas, geralmente extraídas das redes sociais. A clonagem é diferente do perfil falso. Conforme a advogada, a Polícia Civil tem levantado estatísticas que mostram o aumento dos crimes digitais.
A advogada traz diversas orientações caso a pessoa tenha sofrido algum golpe. Explica que se foi realizado algum depósito, é importante ir até uma delegacia fazer o boletim de ocorrência. Ela coloca que nem sempre é possível reverter o dano.
Diante dos golpes, é preciso estar ciente de nossas vulnerabilidades, já que os criminosos utilizam das fragilidades da pessoa.
O golpe dos nudes é que mais atinge homens, com aproximação virtual de um perfil feminino, o que geralmente resulta em ameaças e acusação falsa de pedofilia, pedindo dinheiro em troca do silêncio.
É importante que diante de um golpe a pessoa busque ajuda, mesmo estando constrangida pela ocorrência. Uma assessoria jurídica pode auxiliar nestes momentos.
Créditos da foto: Divulgação
Acompanhe a entrevista completa