Teutônia prepara projeto para recuperação da mata ciliar
Convidados: secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lídia Dhein, e
Data: 28/08
Assuntos:
- Projeto de recuperação da mata ciliar dos arroios Boa Vista e Posses;
- Propriedades serão visitadas;
- Espécies nativas serão plantadas;
- Afluentes do Taquari necessitam de cuidados.
O Espaço Aberto de hoje (28/8) teve a participação da secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lídia Dhein, e do prefeito Celso Aloísio Forneck. Eles trouxeram informações sobre os preparativos do município para o projeto de recuperação da mata ciliar dos arroios Boa Vista e Posses.
Forneck explica que o nosso planeta precisa de ações pontuais e sugere cada um começar em seu meio. “A calamidade climática está próxima e fomos nós que levamos a isso”. O projeto visa trocar ideias e deve envolver a todos. Na próxima quinta-feira (2/9) haverá audiência pública, às 14h, na Sociedade de Linha Pontes Filho, para o lançamento do projeto de recuperação das matas ciliares, em parceria com a Certel Energia.
Lídia destaca que o projeto já iniciou discussões, o qual tem o objetivo de recuperação das matas ciliares do Arroio Boa Vista e posteriormente o mesmo trabalho será feito no arroio Posses. Os trabalhos irão iniciar daqui a poucos meses e todas as propriedades serão visitadas.
A secretária explicou que a proposta de proteção é recuperar a área lindeira do arroio, acreditando que será proposto de 10 metros a 15 metros. “É necessário preservar. As espécies que serão plantadas serão nativas, preferencialmente frutíferas”.
O prefeito aponta que o maior problema de nossa região não é o Rio Taquari, mas sim seus afluentes que necessitam de cuidado.
Créditos da foto: Lucas Leandro Brune
Acompanhe a entrevista completa