A retomada das aulas e seus desafios
Convidada: secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Westfália, Elisangela Schneider Wiethölter
Data: 19/08
Assuntos:
- Retomada das aulas no município;
- Foram necessárias várias adequações;
- Diversidade dentro e fora de sala;
- Preocupações com a parte emocional dos alunos e professores;
- Reavaliação no turismo e cultura.
O Espaço Aberto teve a participação da secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Westfália, Elisangela Schneider Wiethölter, na manhã desta quinta-feira (19/8). Ela trouxe informações sobre a retomada das aulas e seus desafios.
A secretária coloca que felizmente o município já retornou com todas as turmas no início de maio. Várias foram as adequações a serem feitas, para que todos os protocolos fossem seguidos.
Ela explicou que poucos alunos ainda optaram por acompanhar as aulas de casa, os quais recebem o material de forma impressa, ficando estes disponíveis na escola.
Os principais desafios que Elisangela vê é a diversidade dentro de sala de aula, como fora dela também. “Antes de aprendizagem e conteúdos, eu considero a questão emocional muito forte”, ressalta a mesma.
De acordo com a secretária, foi realizado um trabalho com o grupo docente para fazer a acolhida dos alunos e famílias. Há resquícios desse período de isolamento nas crianças, que precisam ser trabalhados e vistos, já que influenciam na aprendizagem, destaca ela.
O município oferece o acompanhamento de psicóloga aos alunos e professores na escola, quando preciso. Elisangela destaca o quanto os alunos estavam eufóricos e imensamente felizes ao voltarem para a escola. Foi um período de adaptação.
Elisangela pontua que quando se fala em cultura e turismo, a palavra do momento é reavaliação. No que diz respeito ao turismo, ela vê que Westfália vinha de uma caminhada bonita, que teve uma quebra e agora é necessário um reinício.
Créditos da foto: Luciana Brune
Acompanhe a entrevista completa