Univates desenvolverá projeto de restauração da mata ciliar em municípios do Vale do Taquari
Convidada: Elisete de Freitas, professora na Univates
Data: 10/08
Assuntos:
- Projeto de restauração da mata ciliar em municípios do Vale do Taquari;
- Projeto é embasado em estudos já realizados;
- Intuito do projeto;
- Onde será desenvolvido;
- Diferentes metodologias serão utilizadas;
- Realidades e características da região serão consideradas;
- Um livro será publicado com os resultados.
O Espaço Aberto teve a participação da professora Elisete de Freitas, na manhã desta terça-feira (10/8). Ela trouxe informações sobre o projeto que a Univates desenvolverá, de restauração da mata ciliar em municípios do nosso Vale.
Esse projeto é embasado em estudos já realizados de caracterização da vegetação existente na mata ciliar do Rio Taquari, do Arroio Forguetinha e na margem do Rio Forqueta, pontua Elisete. Esse trabalho em matas vem sendo realizado desde 2012.
Ao longo desse período, os pesquisadores conheceram as áreas mais degradadas, o que assustou por sua grandeza, surgindo a oportunidade de encaminhar um projeto para conseguir recursos.
O projeto tem o intuito de localizar áreas degradadas, selecioná-las e aplicar diferentes metodologias que visam restaurar a cobertura vegetal das áreas degradadas, explicou a professora.
Elisete destaca que se busca testar quais são as metodologias que se aplicam à realidade da região, considerando nossas características. Ao fim desta pesquisa, um livro será publicado com os resultados e destacando as espécies nativas.
Créditos da foto: Divulgação
Acompanhe a entrevista completa