Pilares de uma educação respeitosa
Convidadas: psicóloga Gláucia Lerner e da pedagoga Charlene Egewart da Silveira
Data: 27/7
Assuntos:
- Educação respeitosa;
- Trabalho oferecido pela Criare;
- Olhar ampliado, integrando a educação e a psicologia;
- Educação respeitosa dentro das casas;
- Dicas aos pais.
O Espaço Aberto teve a participação da psicóloga Gláucia Lerner e da pedagoga Charlene Egewart da Silveira, da Criare Laboratório de Experiência, na manhã desta terça-feira (27/7). Elas falaram sobre a educação respeitosa, que é um desafio na atualidade.
O projeto diferente de educação para as crianças, que as famílias utilizam no turno inverso ao escolar, surgiu através de uma experiência de Gláucia. Foi um desafio inicialmente grande, coloca Charlene. O principal diferencial da Criare é a educação respeitosa, onde o educador parte de uma educação firme, mas gentil. É ensinado o respeito às crianças respeitando-as.
A Criare possui um olhar ampliado, que integra a educação com a psicologia. As crianças são acolhidas, como também sua família, destaca a psicóloga. Várias são as oficinas oferecidas às crianças de 2 a 11 anos, como horta, culinária, inglês, música, das emoções, entre outras.
A psicóloga pontua que é desafiador fazer uma educação respeitosa dentro de casa, pois antigamente era uma educação punitiva e, posteriormente, se tornou mais liberal. A proposta de educação respeitosa vem para dar um direcionamento e equilíbrio.
As profissionais ressaltam que os combinados devem ser feitos com sinceridade e honestidade, falando claramente sobre o resultado de um comportamento. Além de várias dicas dadas durante a conversa, elas reforçam aos pais a importância de tirar todos os dias 15 minutos de qualidade com seus filhos.
Créditos da foto: Luciana Brune
Acompanhe a entrevista completa