Famurs e Estado realizam segunda reunião do GT Corsan nesta terça-feira
Convidado: coordenador-geral da Famurs, Salmo Dias de Oliveira
Data: 26/7
Assuntos:
- Reunião do GT Corsan entre Famurs e o Estado;
- Reuniões com os municípios;
- Privatização da Corsan;
- Regionalização;
- Marco regulatório nacional de 2033.
O Espaço Aberto teve a participação do coordenador-geral da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, na manhã desta segunda-feira (26/7). Ele trouxe informações sobre a realização da segunda reunião do GT Corsan entre Famurs, Estado e municípios, no dia de amanhã, terça-feira.
De acordo com Salmo, uma série de reuniões têm sido realizadas com os municípios gaúchos, visto que é necessário que os prefeitos tenham conhecimento sobre os dois projetos que serão apreciados na Assembleia Legislativa, a privatização da Corsan e a regionalização.
O coordenador destaca que as decisões devem ser tomadas considerando o marco regulatório nacional de 2033, que pontua que todos os municípios precisam oferecer a universalização da água tratada e do esgoto sanitário, o que hoje é deficitário em nosso Estado.
O encaminhamento da privatização da Corsan é pelo fato de que o Estado entende que não possui recursos próprios para cumprir o marco regulatório até o ano estipulado em lei nacional.
A regionalização, conforme Oliveira, diz respeito aos municípios maiores ajudarem a financiar os menores, trabalhando de forma coletiva regionalmente. Já a privatização atingirá somente os municípios que possuem vínculo com a Corsan.
É preciso garantir a cada município, em suas individualidades, a forma de gerenciar a água e o esgoto. É saúde pública e tem relação com o cuidado com o meio ambiente e é preciso ter responsabilidade com ambos, pontua o coordenador-geral.
Créditos da foto: Divulgação
Acompanhe a entrevista completa