Famurs terá reunião com Governador para explicar aos municípios privatização da Corsan
Convidado: presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto
Data: 19/07
Assuntos:
- Privatização da Corsan;
- Grupo de trabalho entre Famurs, Corsan e governo do Estado;
- Reuniões com os municípios;
- Regionalização impactará todo o Estado;
- Comitê de saúde.
O Espaço Aberto teve a participação do presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, na manhã desta segunda-feira (19/7). O presidente trouxe informações sobre diversos assuntos que envolvem a entidade, em especial sobre a reunião com o governador para falar sobre a privatização da Corsan.
Eduardo pontua que a privatização da Corsan é um tema complexo e precisa ser bem discutido. Ao assumir a presidência da Famurs, Bonotto sugeriu ao governador, que atendeu ao pedido, realizar um grupo de trabalho entre a entidade, Corsan e o governo do Estado.
Assim iniciam reuniões com os municípios para discutirem, já que tem se observado que a maioria dos gestores públicos municipais se preocupam com a questão técnica e jurídica de todo procedimento, como também desejam um conhecimento aprofundado de todo o processo que tramitará, destaca ele.
De acordo com o presidente, a privatização envolve os municípios que possuem vínculo com a Corsan, já a regionalização impactará todos os municípios do Estado, pois está diretamente relacionada ao saneamento básico. A universalizaçaõ do saneamento básico tem prazo até o ano de 2033 para ser realizada, tano por intituições públicas como privadas.
Demais temáticas que estão em discussão na Famurs, Eduardo trouxe ao longo de sua fala, inclusive a criação do comitê de saúde, que terá um posicionamento que respeite as questões técnicas. Visa-se, por meio deste, dar suporte a questões regionais, contribuindo com os municípios.
Créditos da foto: Divulgação
Ouça a entrevista completa