Cerimônia de posse da nova presidência da Famurs será nesta quinta-feira
Convidado: presidente da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), Maneco Hassen.
Data: 08/07
Assuntos:
- Maneco entrega o cargo de presidente da Famurs;
- Principais desafios de sua gestão;
- Principais marcas que deixa frente à entidade;
- Próximos passos do político.
O Espaço Aberto teve a participação do presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs, Maneco Hassen, na manhã desta quinta-feira (8/7). Ele avaliou seu trabalho frente à Associação e falou sobre a cerimônia de posse do novo presidente da entidade.
Maneco comenta que o sentimento é de alegria, de dever cumprido, por ter conseguido ao longo da pandemia unificar os municípios do Estado, colocando a entidade no centro dos debates que ocorreram, com ativa participação e representação. Além disto, ele pontua que não se deixou de lado as pautas dos municípios, com avanços e conquistas importantes.
Na sua avaliação, os principais desafios foram os debates em relação ao modelo controlado, já que as incertezas eram grandes, principalmente no ano passado, que também foi ano eleitoral. A Famurs esteve envolvida em diferentes pautas e o presidente entende que a participação da entidade foi determinante no debate da reforma tributária e da volta às aulas no ano passado.
Muitos foram os desafios que Emanuel encontrou ao longo de sua gestão e destaca que se o Estado soubesse que a vacina estaria chegando, ao final do ano passado, tanto municípios como o Estado, poderiam ter sido mais rigorosos, evitando a subida de casos que ocorreu no início deste ano. Ele também destaca que se pudesse fazer algo diferente, a entidade teria sido mais rigorosa com o governo federal em relação à aquisição de vacinas para a Covid-19.
Maneco acredita que as principais marcas que deixou a frente da Famurs, externamente foi o diálogo com a comunidade e a responsabilidade, debatendo diversos temas e fazendo com que as associações participassem, incluindo a sociedade nos debates. Internamente na entidade, afirma que as melhorias foram muitas, dando mais transparência e organização aos processos, melhorando a gestão.
Hassen a partir desse momento compõem a direção CNM – Confederação Nacional dos Municípios, acompanhando os temas e participando dos debates dos municípios no país. Ele ressalta que continuará na política e pretende, junto ao seu partido, construir um projeto para devolver ao Rio Grande do Sul o protagonismo que sempre teve, com mais capacidade de desenvolvimento econômico e social.
Créditos da foto: comunicação famurs
Ouça a entrevista completa