Espaço Aberto 

Cirurgias eletivas, novos fluxos da saúde e vacinação

Convidados: prefeito Celso Aloísio Forneck, e o médico Fábio Zorthea
Data: 19/06
Assuntos:

  • Andamento da realização de cirurgias eletivas;
  • Aguarda-se pelos recursos de emendas parlamentares;
  • Processo de organização para a realização das cirurgias;
  • Novos fluxos da saúde;
  • Vacinação contra a covid-19.

O Espaço Aberto teve a participação do prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, e do médico Fábio Zorthea, na manhã deste sábado (19/6). Eles falaram sobre assuntos direcionados a área da saúde.

O atual prefeito teve como uma das batalhas de sua campanha zerar as filas. Uma delas é das cirurgias eletivas. O prefeito pontua que há três focos neste momento, a vacinação, a realização das cirurgias eletivas e as vagas na educação infantil. Com a recuperação financeira pela economia, é possível realizar cirurgias eletivas, especialmente de vesícula, com recursos próprios.

Os recursos de emendas parlamentares ainda não vieram ao município e Forneck explica a tendência a vir nos meses de julho e agosto. Forneck ainda ressalta a importância de saberem o valor que custa cada cirurgia e aguardam esse levantamento do Hospital Ouro Branco. Depois, serão chamadas as pessoas conforme os recursos estiverem disponíveis.

O médico Fábio Zorthea trouxe os detalhes sobre os processos de organização, que conta com um levantamento de todos os encaminhamentos que foram realizados para cirurgias, entrando em contato com estes pacientes. Fábio ressalta que essas cirurgias são aquelas realizadas no município, com seis especialidades: cirurgia geral, traumatologia, otorrinolaringologia, doenças relacionadas a coloproctologia e cirurgias vasculares.

Por haver uma grande demanda, é necessário que se dê prioridade para algumas, que neste momento serão de vesícula e hérnia, que geram maiores reflexos no dia a dia. Tem se organizado a realização destas por ordem cronológica e por ordem de prioridade. Todas as cirurgias destas especialidades vão ser realizadas.

Os novos fluxos da saúde visam automatizar os processos com encaminhamentos sendo feitos diretamente pelo sistema. Dessa forma haverá uma fila que respeitará a ordem cronológica. O médico coloca que isto trará melhorias para a comunidade.

Celso destaca a vacinação contra a covid-19, afirmando que se o governo federal enviar vacinas, é possível ter toda a população teutoniense vacinada até metade do mês de julho. A equipe de saúde está muito bem organizada e é a razão pela qual 98% da comunidade maior de 60 anos tenha recebido a primeira dose em Teutônia, destaca ele.

Forneck reforça a comunidade que “não se escolha a vacina, pois os efeitos colaterais tendem a aparecer em um pequena parcela da população e duram por um dia, mas a proteção dura uma vida toda”. O prefeito pede que as pessoas não tenham medo de se vacinar.

Créditos da foto: Divulgação

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados