Espaço Aberto 

Senai oferece cursos Técnico em Automação Industrial e Técnico em Eletroeletrônica

Convidado: gerente de Operações do Senai, Jerry Amarildo Hibner
Data: 15/06
Assuntos:

  • Senai oferece cursos técnicos;
  • Vagas limitadas;
  • Detalhes sobre cada curso técnico oferecido;
  • Rápida empregabilidade;
  • Conjunto de competências;
  • Competitividade da indústria.

O Espaço Aberto teve a participação do gerente de Operações do Senai, Jerry Amarildo Hibner, na manhã desta terça-feira (15/6). Ele trouxe as informações sobre cursos técnicos que o Senai oferece para a região.

De acordo com o gerente, o Senai até o momento não oferecia cursos de nível técnico, apenas de nível básico, de curta duração e jovem aprendiz, pois não possuía estrutura física e tecnológica e docentes para uma formação técnica. No ano passado foi conseguida a aprovação de investimento para a região, com equipamentos, máquinas e painéis, e a aprovação dos cursos técnicos em Automação Industrial e Técnico em Eletroeletrônica.

Os cursos técnicos possuem vagas limitadas, com aulas semipresenciais, por conta da pandemia, que limita o número de alunos no espaço. Jerry explica que o Senai não deixará de realizar as aulas práticas. O curso técnico em automação inicia no dia 31 de julho, com duração de dois anos, ocorrendo quinzenalmente aos sábados na instituição e os demais quinze em sua casa, através de aulas online. Já o curso técnico em eletroeletrônica inicia em 5 de agosto, também por dois anos e suas aulas acontecem semanalmente, precisando o aluno se dirigir até o Senai uma vez na semana.

O gerente explica que o profissional que tem a oportunidade de realizar um curso técnico nessas especializações tende a uma empregabilidade rápida, sendo competitivo pelo conhecimento técnico, algo que tem se tornado cada vez mais raro. A partir disto o profissional pode trabalhar na área e posteriormente realizar uma formação universitária.

Ao longo de sua fala, Hibner traz os detalhes sobre cada um dos cursos técnicos que estão sendo oferecidos. O curso técnico em automação tem carga horária de 1.360h, dividido em 4 módulos. Forma profissional que possui sólidos conhecimentos, atuando em controles e automação de processos.

O profissional que se formar em técnico em eletroeletrônico aprende a desenvolver projetos na área de eletricidade predial, instalação de sistemas elétricos industriais e parte eletrônica. O curso tem a carga horária de 1.200h.

O gerente ressalta que a instituição de ensino possui uma metodologia exclusiva, que trabalha os conhecimentos técnicos, as atitudes e as habilidades do aluno. A indústria tem dados sinais de que para trabalhar hoje e futuramente é necessário ter a adaptabilidade e todo esse conjunto de competências. São duas formações que vão ao encontro das necessidades das nossas indústrias, destaca Jerry. As matrículas ocorrem diretamente no Senai e os documentos necessários o ouvinte confere ao longo da entrevista.

Créditos da foto: Divulgação

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados