Espaço Aberto 

Projeto Horta Comunitária completa um ano

Convidadas: voluntárias Miriam Magedanz e Raquel Wessel e pastora Cristiane Echelmeier
Data: 11/06
Assuntos:

  • Projeto Horta Comunitária completa 1 ano;
  • Início do projeto;
  • Refeição solidária;
  • Busca por parceiros;
  • Campanha do leite;
  • Programação especial em comemoração ao aniversário neste sábado.

O Espaço Aberto teve a participação das voluntárias Miriam Magedanz e Raquel Wessel e da pastora Cristiane Echelmeier, na manhã desta sexta-feira (11/6). Elas trouxeram informações sobre o Projeto da Horta Comunitária, que completa um ano.

A pastora coloca a alegria e o orgulho em poder falar do projeto que completa 1 ano em meio à pandemia, onde todos poderiam ter vários motivos para desistir. É um ano em que se celebra, alimentando e trazendo comida boa à mesa, oferecendo comidas e oportunidades a pessoas em vulnerabilidade social.

Miriam vê o momento como oportunidade para convidar mais pessoas a conhecer o projeto, motivando-as a serem parceiras das iniciativas, promovendo vida digna às pessoas. Para a voluntária Raquel, a cada sábado é empolgante. Ela, diante da situação da pandemia, em que muitas famílias perderam emprego e não possuindo condições de pagar sua luz e gás, teve a ideia de preparar uma refeição para essas famílias. Apresentou a ideia aos voluntários do projeto e o dia escolhido para realizar o primeiro preparo dessa refeição foi na véspera da Páscoa. Hoje o projeto possui cinco grupos de seis voluntários, que se revezam a cada semana para fazer a refeição. Conforme a voluntária, 130 pessoas são alimentadas a cada sábado e as famílias têm retirado seu alimento na comunidade.

A pastora relembra o início de toda mobilização. A comunidade, conforme ela, não tinha o hábito de ter cestas básicas e, em meio à pandemia, as pessoas procuravam ajuda por roupas e mantimentos. Diante disso, Cristiane, juntamente com Miriam e ainda Rosita Schneider, visitaram o terreno ao lado da Escola Ieceg, que hoje foi transformado na horta comunitária. O início foi com poucos canteiros.

A partir disso se buscou por parceiros para disponibilizar as diferentes mudas de hortaliças, pois se tinha o objetivo de disponibilizar uma diversidade de alimentos. As pessoas cultivam e colhem seus próprios alimentos, aprendendo a acompanhar o processo e com estímulo ao voluntariado. De acordo com a pastora, o grupo de voluntários decidiu por doar as hortaliças e não comercializá-las. Foi estabelecido então a proposta da troca, a pessoa dá algo em troca e retira seu alimento.

Cristiane pontua que as pessoas que desejam ajudar com doações de alimentos para as refeições solidárias aos sábados podem levá-los durante a semana na secretaria da Comunidade. As famílias beneficiadas pelo projeto Horta Comunitária são cadastradas e acompanhadas pelos voluntários.

Outra ação que está em andamento é a campanha do leite, pois percebeu-se que estava faltando este alimento às famílias com crianças pequenas. Diante da situação, o grupo de voluntários lançou o desafio da comunidade encher os bancos da Igreja de leite. Ainda estão sendo recebidas doações para este objetivo.

Com o projeto da Horta Comunitária completando um ano, programação especial foi preparada para este sábado. Todos os cuidados em relação à pandemia serão tomados, evitando qualquer aglomeração. Na frente da horta, terá o primeiro “brick” do projeto, com exposição de fotos, quadros e artigos de artesanato para serem comercializados. Mais atrações estão sendo preparados para o dia. Confira a programação ao longo da entrevista.

Créditos da foto: Luciana Brune

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados