Ouça: Importância do atendimento da legislação sanitária nos serviços de alimentação
Convidada: tecnóloga em Alimentos, Tailine Luana Scheeren
Data: 02/06
Assuntos:
- Importância de seguir a legislação sanitária nos serviços de alimentação;
- Saúde pública;
- Atendimento de diversas normas;
- Riscos de um alimento contaminado;
- Importância de ser orientado por um profissional da área;
- Dicas de higienização de frutas e verduras em casa.
O Espaço Aberto teve a participação da tecnóloga em Alimentos, Tailine Luana Scheeren, na manhã desta quarta-feira (2/6). Ela trouxe informações sobre a importância do atendimento da legislação sanitária nos serviços de alimentação, esclarecendo também dúvidas a respeito.
A tecnóloga pontua que quando falamos em serviços de alimentação se trata de saúde pública, a saúde de todos. A produção de um alimento seguro depende de várias normativas que é necessário serem seguidas. Muitas vezes isto é meio vago nos estabelecimentos, explica Tailine. Além do alvará sanitário, existe a normativa RDC 216 de 2004, que determina a obrigação do atendimento de diversas normas.
Tailine ressalta que serviços de alimentação envolvem todo o serviço que manipula e armazena os alimentos. Ela coloca que as pessoas que não são da área desconhecem o risco que está envolvido nesse processo dos alimentos e o quanto um alimento contaminado está relacionado a doenças.
Os empresários, muitas vezes, veem esse processo de implantação como um custo, mas a tecnóloga enfatiza que no momento que conhecem o processo percebem a importância para o seu negócio, o que gera melhores resultados.
Os estabelecimentos que não possuem condições de contratar um profissional de forma integral podem optar por um profissional que acompanhe e monitore de forma periódica, conforme o porte e a necessidade da empresa.
Quando ocorrem fiscalizações são muito frequentes problemas com alimentos fora do prazo de validade, outro ponto que exige atenção e muito cuidado, enfatiza a profissional.
A higiene de frutas e verduras é destacada por Tailine, inclusive trazendo que podem ser usadas pelos ouvintes em suas residências.
Créditos da foto: Luciana Brune
Ouça a entrevista completa