Espaço Aberto 

Ouça: Teutônia avança na vacinação contra a influenza e covid-19

Convidado: Secretário Municipal da Saúde, Juliano Körner e o enfermeiro Maicon Pedra
Data: 15/5
Assuntos:

  • Vacinação contra a influenza;
  • Ônibus da Saúde;
  • Dia D para as crianças;
  • Vacinação contra a Covid-19
  • Comorbidades;

O Espaço Aberto teve a participação do Enfermeiro Maicon Pedra e do secretário municipal da Saúde, Juliano Körner, na manhã deste sábado (15/5). Ambos falaram sobre as duas campanhas de vacinação que estão acontecendo simultaneamente no município, uma contra a influenza e a outra contra a covid-19, trazendo os detalhes das mesmas.

O secretário inicia falando sobre a vacinação contra a influenza que iniciou na última terça-feira. Neste sábado acontece o Dia D de vacinação para as crianças de 06 meses até os 06 anos de idade. Deve-se procurar a UBS do bairro Languiru e o posto casa no bairro canabarro, explica ele. Desde a última quarta-feira no interior está acontecendo a vacinação dos idosos a cima de 60 anos de idade.

Juliano explica, que a partir da próxima semana o ônibus da saúde estará circulando pelas localidades do interior, para a realização da vacina contra a influenza. O ouvinte confere o dia, o horário e o local em que o ônibus estará em sua localidade ao longo da enrevista. Lembra-se que este ônibus está reservado especialmente para a campanha da influenza. Os idosos devem levar consigo o cartão de vacinas.

Já Maicon fala sobre a complexidade da campanha da influenza, abrangendo diferentes aspectos, como idosos que não querem aderir, pessoas que não possuem o direito de realizar a mesma naquele momento e querem faze-la. Os desafios são diários em relação a vacinação, tanto da influenza como da covid-19, e ele pede a compreensão da população, principalmente com a falta da vacina Coronavac.

O enfermeiro comenta sobre a adesão das vacinas neste ano, que pode-se observar que os idosos estão aderindo mais a vacinação. Em contrapartida, os pais não estão levando seus filhos para realizarem a vacina, com a taxa de 40% das crianças vacinadas em Teutônia até o momento, uma porcentagem muito abaixa do esperado. É preocupante este dado, pois as crianças tem retornado as escolas sem estarem vacinadas.

Ao ver de Körner, um dos fatores que está determinando essa baixa adesão da vacina por parte das crianças, é o medo dos pais por terem de adentrar aos locais de saúde. A secretaria já tem se preocupado em descentralizar dos postos de saúde alguns serviços, como a vacinação contra a covid-19 que já acontece em dois centros de vacinação. O enfermeiro pontua que foi encaminhado para as escolas um chamativo para o Dia D de hoje, e ele acredita que a partir disso haverá uma maior procura.

A vacinação contra a covid-19 também foi destacada por ambos. No dia de ontem o município foi contemplado com 320 doses da vacina. O secretario da saúde traz a notícia de que há uma previsão que nos próximos dias cheguem as doses faltantes da Coronavac para a 2° dose no Rio Grande do Sul. Juliano passa um aviso a toda a comunidade teutoniense que mantenha o respeito com os profissionais que ali estão aplicando a vacina da covid-19.

Partindo do princípio da quantidade de vacinas que o município recebe, o enfermeiro esclarece que é necessário priorizar os grupos e tem se seguido a orientação do Ministério da Saúde. Não se tem feito vacinas em pessoas que estão fora do grupo de comorbidades. Teutônia tem vacinado a pessoas com mais de 60 anos e os cidadãos que estão enquadrados nas doenças que consta na tabela do Ministério da Saúde. Pedra faz esclarecimentos em relação as comorbidades aos ouvintes.

Créditos da foto: Divulgação

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados