Espaço Aberto 

Ouça: Estratégias para fortalecer a saúde mental são trabalhadas em Imigrante

Convidado: psicólogas Denise M. Junqueira e Camila Vian
Data: 11/5
Assuntos:

  • A saúde mental em tempos de pandemia;
  • Saúde muito além da ausência de doenças;
  • Emoções consideradas normais nesta fase;
  • Autoconhecimento;
  • Cuidados preventivos.

O Espaço Aberto teve a participação das psicólogas que atuam em Imigrante, Denise M. Junqueira e Camila Vian, na manhã desta terça-feira (11/5). Elas falaram sobre saúde mental, assunto que ganhou mais visibilidade nos últimos meses por conta dos impactos da pandemia.

Camila pontua que na prática já é possível perceber os indícios do aumento de uma busca por atendimento, o que retrata um sofrimento mais intenso na saúde mental. Ela enfatiza que quando se fala em saúde mental, amplia-se essa perspectiva e percebe-se que saúde é muito mais do que ausência de doença.

Durante esse período de pandemia, todas as situações foram agravadas, coloca Denise. Conforme a psicóloga, o tempo atual trouxe aspectos de reflexão, sobre o que é importante para nossa vida, já que vínhamos vivendo de uma forma automática.

Os profissionais dessa área têm observado que as pessoas lidam de forma diferente com situações difíceis, alguns com mais facilidade de lidar com a situação da pandemia, outros menos. Camila ressalta que algumas emoções são esperadas e consideradas normais diante dessa fase. Os sintomas e emoções saem do controle no momento em que trazem prejuízos, como por exemplo nas atividades diárias e nas relações. É importante olhar com atenção os aspectos de sentimentos, comportamentos e pensamentos, que podem indicar a necessidade de buscar ajuda.

O julgamento social às pessoas que estão em sofrimento, menosprezando estes sentimentos, acaba sendo prejudicial, fazendo, por vezes, com que o paciente sina culpa e se perceba incapaz de lidar com questões que os demais conseguem. Estas falas acabam não auxiliando, pontua a psicóloga.

Ambas as profissionais atuam no município de Imigrante e esclarecem a quem a comunidade deve recorrer quando precisa de ajuda, trazendo informações sobre quais serviços são oferecidos. A psicóloga explica que inicialmente é feito um acolhimento, identificadas as demandas e necessidades, fazendo os encaminhamentos, se necessário. O trabalho realizado pelo CRAS também é destacado.

As psicólogas destacam que o autoconhecimento é de suma importância, pois é fundamental para a prevenção.

Créditos da foto: Divulgação

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados