Espaço Aberto 

Ouça: Teutônia tem volta gradual das aulas presenciais

Convidados: secretária de Educação de Teutônia, Fabiana Lampert e subsecretária de Educação, Shana Müller Vogel
Data: 01/05
Assuntos:

  • Volta gradual das aulas presenciais na rede municipal;
  • De que forma essa volta está ocorrendo;
  • Escolas e transporte escolar seguem todos os cuidados;
  • Testagem dos profissionais;

O Espaço Aberto teve a participação da secretária de Educação de Teutônia, Fabiana Lampert, e da subsecretária de Educação, Shana Müller Vogel, na manhã deste sábado (1º/5). Fabiana e Shana falaram sobre a volta gradual das aulas presenciais na rede municipal de Teutônia.

A secretária destaca a alegria estampada nos rostos de equipes diretivas, professores, famílias e alunos. Shana explica, que o retorno às aulas ocorreram na quarta-feira, com alunos de educação infantil, 1° e 2° ano. Na próxima segunda-feira (3/5), as turmas de 3°, 4° e 5° ano retornam às atividades presenciais e a partir da próxima quarta-feira as turmas de 6° a 9° ano. O município optou em retornar de forma gradual, já que a sua demanda é de 4 mil alunos.

Fabiana pontua que o decreto estadual permite que as escolas atendam presencialmente 50% das turmas. Por conta disso, as turmas da educação infantil serão recebidas nas escolas apenas um turno, manhã ou tarde. Já as turmas do ensino fundamental foram divididas em duas turmas, que frequentam o espaço escolar uma semana sim outra não, intercalando-as. Isso se deve também a organização do transporte escolar, que seguem todos os cuidados necessários.

As escolas municipais estão utilizando EPI’s, álcool em gel, tapetes sanitizantes e o quaternário de amônia para higienização. Além disto, Teutônia realizou um processo seletivo para serventes, para intensificar a higienização nestes espaços escolares. A subsecretária coloca que o retorno está acontecendo de forma segura, seguindo todos os protocolos, com reuniões semanais com o COE.

De acordo com Shana, está se organizando para a próxima semana a testagem de todos os profissionais que possuem contato com os alunos. Não haverá testagem nas crianças. Ela esclarece que se algum dos profissionais apresentarem algum sintoma gripal, este será imediatamente afastado e testado. Em relação a vacinação dos professores e profissionais da educação, se busca por sua inclusão no grupo prioritário, mas no momento não há maiores informações.

A secretária e subsecretária ressaltam a importância de toda a comunidade, não somente escolar, continuarem se cuidando e seguindo protocolos, para que as atividades escolares presenciais possam continuar acontecendo.

Créditos da foto: Divulgação

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados