Ouça: Sindicatos de trabalhadores rurais se manifestam contra cortes no orçamento da União
Convidada: Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia, Liane Brackmann
Data: 23/04
Assuntos:
- Semana D;
- Cortes no Pronaf e em outros programas preocupam;
- Consequências se estes cortes se efetivarem;
- Falta de alimentos e alta dos preços;
O Espaço Aberto teve a participação da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia, Liane Brackmann, na manhã desta sexta-feira (23/4). Liane falou sobre as manifestações contra os cortes no orçamento da União, que preocupam o setor primário.
A presidente pontua que é um assunto delicado e, com a alta dos custos, a agricultura familiar tem sentido dificuldades, ainda mais com as ameaças de cortes no orçamento da União. Na assembleia da Fetag, que ocorreu no fim de março, Liane explica que se pensou em realizar uma mobilização virtual, demonstrando a indignação em relação aos 39% propostos de corte no Pronaf. Desta forma, realizaram no mês de abril a semana D, envolvendo todo o Estado. Nesta ação, várias pessoas ligadas à agricultura assinaram uma moção, que foi encaminhada aos senadores.
Os cortes que estão sendo propostos, conforme Liane, são preocupantes, pois afetarão o Pronaf e outros programas, como o Programa da Alimentação Escolar, reforma agrária, da assistência técnica, das políticas ambientais e do cooperativismo.” A agricultura familiar teria um corte de mais de 2 bilhões no ano exercício de 2021″, destaca a mesma.
Os agricultores sofrerão as consequências no dia a dia se estes cortes ocorrerem, afetando drasticamente a sobrevivência da atividade e também com reflexos nos consumidores, já que poderá ocorrer a falta de alimentos e alta nos preços.
Diversas pautas que afetam o setor primário são destacados por Liane ao longo de sua fala.
Créditos da foto: A.R.P.
Ouça a entrevista completa