Ouça: Famurs promove live para debater privatização da Corsan
Convidado: Presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Emanuel Hassen de Jesus (Maneco)
Data: 15/04
Assuntos:
- Privatização da Corsan;
- Famurs busca entender o projeto;
- Preocupação em relação à venda;
- Próximos passos que a entidade dará frente a esse tema;
No dia 18 de março o governador do Estado, Eduardo Leite, anunciou a possível privatização da Corsan. O presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Emanuel Hassen de Jesus – Maneco, trouxe informações sobre o debate.
Neste momento, conforme Maneco, a Famurs tenta entender e procura os detalhes do projeto da privatização. Até o momento, explica que não foi apresentado aos municípios qual será o tipo de projeto e privatização, quais serão os requisitos e as condições. Na última terça-feira foi realizado um encontro juntamente com o presidente da Corsan, buscando esclarecimentos que não foram obtidos.
O presidente percebe que falta um projeto definido, para que se possa avaliar se é favorável ou não.
Atualmente a Corsan atende 317 municípios no Estado e, em sua maioria, são municípios pequenos e médios, por este motivo a venda da mesma é algo que preocupa a entidade, como também gestores municipais e a comunidade.
Maneco destaca que a Corsan é uma empresa que dá lucros ao Estado e assim não compreende a intenção da privatização. “O fato de torná-la privada não resolve os problemas”, ressalta.
Os próximos passos que a Famurs e os interessados pretendem dar é barrar o andamento do projeto até que se tenha clareza das propostas. Emanuel ressalta que é preciso que o projeto seja entendido, isso necessita de tempo, para que a decisão seja a mais correta.
Na próxima terça-feira será realizado um novo encontro, com o ex-presidente da Corsan, para que este tema seja debatido com mais profundidade.
Créditos da foto: Comunicação Famurs
Ouça a entrevista completa