Espaço Aberto 

Ouça: CIC Vale do Taquari e Federasul se posicionam contra o aumento de impostos

Na manhã desta quinta-feira (10/12), o Espaço Aberto entrevistou o presidente da CIC Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa, e o vice-presidente regional da Federasul /Vale do Taquari, Renato Lauri Scheffler. Os convidados debateram sobre o posicionamento das entidades representativas em relação ao aumento de impostos proposto pelo governo do Estado. Ivandro comentou as atuações dos governadores em relação ao novo projeto de reforma tributária e as análises realizadas pelo Grupo de Estudos do Vale do Taquari.
O presidente da CIC relata que o diálogo com a Assembleia Legislativa é constante na busca de soluções que impulsionem o comércio regional, especialmente em um momento de pandemia. Renato comentou as interações realizadas pela Federasul e assegurou que a entidade trabalha sempre em conjunto com o Poder Público em prol do desenvolvimento do Estado. “É um clamor dos empresários para que se faça realmente um Rio Grande do Sul competitivo”, declara.
Os entrevistados posicionaram-se em relação ao projeto estadual de manutenção das alíquotas do ICMS. Renato Scheffler falou sobre a necessidade de um maior planejamento para diminuir os gastos ao invés de aumentar a receita por meio de impostos. Ressalta que o objetivo é manter e atrair empresas para o estado e aumentar a renda dos gaúchos.
Ivandro também falou sobre as manifestações das entidades em relação à pandemia. De acordo com o presidente, o manifesto pedindo maior rigor na fiscalização das medidas preventivas ao coronavírus, iniciado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL), foi acolhido pela CIC Vale do Taquari e encaminhado à Amvat. A preocupação é com a eminência de bandeira preta na semana que antecede o Natal, que seria muito prejudicial às empresas que já sofreram tanto neste ano. “A nossa preocupação é com o coletivo, pois esse impacta nos negócios… É um momento de responsabilidade de cada um”, complementa. Acompanhe mais informações na entrevista.

Crédito da foto: Luciana Brune

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados