Ouça: Eleitores devem ficar atentos às regras na hora de votar no próximo domingo
Em um segundo momento de entrevista nesta manhã (12/11), conversamos com Elisandra Cristine da Costa, do Cartório Eleitoral de Teutônia, que traz orientações para os eleitores e fala sobre as regras na hora de votar neste domingo. Neste ano atípico, de acordo com Elisandra, teve que se modificar o andamento de todo o processo, para que seja seguro tanto aos eleitores como aos mesários. Kits de proteção serão entregues aos mesários, contendo três máscaras, um protetor facial e álcool em gel. Além disso, para os eleitores também estará disponível álcool em gel na entrada e saída de votação e serão tomados cuidados em relação ao distanciamento.
Nestas eleições, a votação terá uma hora a mais, iniciando às 7h da manhã. Sugere-se que no horário das 7 às 10, preferencialmente os idosos se dirijam aos locais de votação, pois geralmente são os horários de menor movimento.
Importante que o eleitor, ao sair de casa, utilize sua máscara, já que sem ela não será permitido a entrada ao local de votação. Precisa mostrar também documento oficial com foto ou título de eleitor, não sendo este obrigatório se o eleitor sabe onde vota. O e-título também será válido. Em relação às canetas, pede-se que o eleitor leve sua caneta de casa, mas caso seja necessário, haverá canetas disponibilizadas e higienizadas para utilizar. Este ano o eleitor não terá contato direto com o mesário, garantindo uma maior segurança de ambos.
Podem votar no próximo domingo os cidadãos brasileiros a partir dos 16 anos que possuam inscrição eleitoral até a idade que gostaria. Até os 70 anos, conforme Elisandra, é obrigatório, a partir daí fica a critério da pessoa, desde que esteja com sua documentação em dia. Mesmo sem usar da biometria este ano, as pessoas que não realizaram sua biometria não conseguirão votar, pois os títulos foram cancelados e não constarão como aptos com sua documentação. A justificativa do voto pode ser realizada até no máximo 60 dias após a eleição.
Ao longo de sua fala, Elisandra pede que as pessoas que estejam com sintomas de Covid-19 ou em isolamento tenham bom senso e permaneçam em casa, não se desloquem até os locais de votação. Confira mais informações ao longo da entrevista.
Créditos da foto: Luciana Brune
Ouça a entrevista completa