Ouça: Projeto Encantando gerações terá edição virtual
Em um segundo momento de entrevista nesta manhã (09/11), conversamos com a presidente da Associação de Coros de Teutônia (Acote), Rosita Jussara Schneider, que fala sobre o Projeto Encantando Gerações. Nesse ano atípico, o canto coral foi um dos setores que foi prejudicado pela pandemia, já que quase todas as ações dos grupos eram pautadas em ensaios conjuntos, fazer apresentações em eventos, grupos, destaca Rosita.
A maioria dos corais, de acordo com a presidente, interromperam suas atividades totalmente ao longo desse período e para as atividades retornarem de forma gradual ainda não existe uma autorização legal. De acordo com Rosita, que também é integrante da Fecors, esta entidade enviou ao governo do Estado um protocolo com sugestões de como poderia ser feita essa retomada gradual, com os cuidados a serem utilizados, mas ainda não se obteve retorno até o momento.
O Projeto Encantando Gerações teve o início de sua construção antes da pandemia, mas foi surpreendido pelos decretos. A partir de julho, o projeto passou a ser pensado em um formato virtual, com um foco humanitário, pensando na verba disponibilizada pelo poder público para dar suporte aos regentes.
A partir deste mês de novembro até dezembro serão trabalhadas com os grupos de canto coral as ações do projeto, que provavelmente irão alcançar mais pessoas, pelo seu formato virtual. Neste ano o projeto estará focado em canções natalinas. Serão realizados quatro mosaicos de apresentações comunitárias e um somente com os regentes. Um dos grupos estará focado em canto masculino, outro de OASE’s e outro grupo será misto. A presidente pontua que não é possível todos cantores participarem, já que cada grupo terá no máximo 20 participantes.
Mais detalhes e informações sobre o projeto o ouvinte confere ao longo da entrevista.
Créditos da foto: Luciana Brune
Ouça a entrevista completa