Espaço Aberto 

Ouça: Vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até o dia 21 de novembro

Na manhã desta quinta-feira (05/11), no Espaço Aberto conversamos com coordenador-adjunto da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Éderson da Rocha, que traz mais informações sobre a vacinação contra a poliomielite, que foi prorrogada. De acordo com o coordenador, a campanha foi estendida até o dia 21 de novembro para tentar atingir a meta de vacinação estabelecida, já que os índices ficaram bem abaixo das metas estabelecidas em cada município. O último dia será o novo dia D da campanha.
Éderson explica que os números abaixo do que se costumava ter em relação às campanhas de vacinação, na avaliação da Secretaria Estadual da Saúde, pode ter relação com o receio das famílias em procurarem os serviços de saúde em função do coronavírus. Ele reforça que as famílias precisam levar suas crianças de até 5 anos para fazer a vacina contra a poliomielite. As crianças acima desta idade também precisam fazer a a revisão das carteiras de vacinação, a multivacinação.
O coordenador pontua que o comprovante de vacinação é exigido no momento da rematrícula nas escolas. Isso preocupa porque a tendência é que posteriormente as famílias busquem a vacinação, fora da campanha, podendo ocorrer falta de vacina, já que possuem um prazo de validade. “É questão de prevenção da saúde dos seus filhos, é uma obrigação dos pais”, enfatiza.
Em relação aos municípios da região, Teutônia está com índice relativamente positivo, com 86,19% de crianças atingidas na vacinação da poliomielite, sendo a meta alcançar 95%. O município de Westfália já atingiu 100% da vacinação. O risco em relação à poliomielite, por mais que não esteja mais tão presente como anos anteriores, existe, pois não é uma doença erradicada. Por conta disso é de suma importância que seja feita a prevenção. A multivacinação também é necessária, evitando que outras epidemias venham surgir por uma não-vacinação de um alto número de crianças, coloca Éderson.
A vacinação pode e deve ser realizada ao longo dos próximos dias, não necessitando ser somente no dia 21 de novembro. Mais informações o ouvinte encontra ao longo da entrevista.

Créditos da foto: Arquivo

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados