Ouça: Campanha Novembro Azul alerta os homens para a prevenção do câncer de próstata
Na manhã desta terça-feira (03/11), conversamos com a assistente social da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), Fabíola Fagundes, que fala sobre a Campanha Novembro Azul. A assistente social destaca que o Novembro Azul tem por objetivo principal alertar os homens e toda a sociedade em relação à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Fabíola explica que a Aapecan tem trabalhado muito nas empresas através de palestras virtuais e com a tenda de informações que alerta sobre o diagnóstico precoce. As empresas que possuem interesse de trabalhar esse tema, podem entrar em contato com a entidade.
Ao longo de sua fala, a assistente social fala sobre o forte impacto e o preconceito que ainda existe quando se fala em câncer de próstata. Por conta disso, muitos homens possuem resistência de procurar um médico, com receio dos exames. A entidade trabalha com seus usuários a importância do diagnóstico precoce e do cuidado com o corpo, buscando um médico de confiança.
Para o câncer de próstata, a idade, excesso de gordura corporal e o histórico familiar com diagnóstico de câncer são fatores que aumentam os riscos. Para prevenir é de suma importância a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, manter a gordura corporal em nível estável, evitar o consumo de álcool e o tabagismo, destaca Fabíola.
A Aapecan dá suporte aos pacientes que necessitam de atendimento oncológico. “No momento em que o paciente faz o cadastro na instituição, a gente tem todo aquele trabalho psicossocial, com a psicóloga, trabalho em grupo, individual e familiar”, pontua a assistente. Outros benefícios, como auxílio financeiro para medicamentos ou exames, os pacientes também podem contar com a instituição. Há ainda em vista para 2021, a retomada dos grupos de convivência, que trabalham com o psicológico e a parte manual.
Mais informações e de que maneira a comunidade pode auxiliar a Aapecan o ouvinte confere ao longo da entrevista. “A prevenção salva vidas”, ressalta Fabíola.
Créditos da foto: Arquivo pessoal
Ouça a entrevista completa