Espaço Aberto 

Ouça: Inadimplência em queda no comércio de Lajeado

Na manhã desta segunda-feira (12/10), no Espaço Aberto, conversamos com o vice-presidente de Serviços da CDL Lajeado, Nilton Colombo, que fala sobre a queda na inadimplência no comércio de Lajeado. Conforme Nilton, a CDL acompanha mensalmente os níveis de inadimplência. No início da pandemia se observou um pico de inadimplência no município de Lajeado, chegando no mês de abril a 26,6%. No mês de outubro já é possível ver uma queda nesse número, estando em 23,5%, com uma queda significativa, coloca o vice-presidente.
A entidade acredita que a queda na inadimplência seja por conta do auxílio emergência, que muitas famílias utilizaram para manter seus pagamentos em dia. Também por conta do comportamento das famílias diante das incertezas, criando o hábito de poupar recursos.
Um dos trabalhos que a CDL realiza é o serviço de proteção ao crédito, possibilitando este monitoramento para prevenir que as empresas tenham perdas, além de auxiliar os consumidores a não se endividarem. Isso é feito através de informações.
A queda na inadimplência mostra também uma queda no consumo. Nilton relata uma queda significativa no consumo nos meses de abril a junho. A partir do mês de julho foi perceptível um retorno nas vendas, ainda abaixo dos patamares de 2019, mas em níveis razoáveis.

Créditos da foto: Arquivo pessoal

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados