Ouça: Mercado do automóvel e a economia regional
No programa Espaço Aberto, na manhã desta quarta-feira (30/09), conversamos com o empresário Rogério Wink, que fala sobre o mercado automobilístico e a economia, compartilhando suas experiências de vida. Rogério utiliza uma figura de linguagem, “como se nós estivéssemos andando em um carro a 100km/h e por algum motivo fomos obrigados a fazer um brusco de um freio”, para explicar o cenário automobilístico no momento de pandemia. Ainda explica que é um setor que representa 20% do PIB industrial, empregando muitas pessoas, desde a indústria aos fornecedores. Já são 4 meses que a produção está zerada, acreditamos necessitando de 3 a 4 anos para retomar seu patamar.
Rogério também é vice-presidente do Sindicato dos Distribuidores de Veiculos do Estado, acompanhando assim mais de perto todo o cenário automobilístico no Estado do Rio Grande do Sul. Rogério traz os índices que apontam baixas de emplacamentos de veículos no país e no Vale do Taquari, com queda de emplacamentos de 28,1%, de janeiro até setembro.
Diante do cenário que foi imposto a todos, o empresário pontua que para prosseguir com seu trabalho a Motomecânica adotou diversas atitudes, trabalhando para que a estabilidade financeira fosse preservada; cuidando das pessoas, procurando permanecer com seu quadro; mantendo um bom relacionamento com os fornecedores; e o relacionamento cada vez mais forte com os seus clientes, seguindo com o lançamento de novos produtos da marca Volkswagen.
A maneira de fazer os lançamentos também teve que ser reinventada, utilizando os meios digitais para isso. Ao longo da entrevista, um dos colaboradores da Motomecânica, Deivid Rafael Tirp, traz os detalhes sobre os lançamentos e fala sobre as vendas pelos meios digitais, trazendo o cenário da Motomecânica, que não teve queda nesta forma de vendas. As novidades tecnológicas hoje no setor automobilístico são o grande diferencial.
Mais informações sobre o mercado e a retomada econômica são trazidas por Rogério ao longo da entrevista.
Créditos da foto: Arquivo
Ouça a entrevista completa