Espaço Aberto Notícias 

Ouça: Igreja Católica de Teutônia já retomou as missas presenciais e tem servido de amparo para momentos difíceis

O Espaço Aberto, na manhã desta quarta-feira (23/09), conversou com o padre Eduardo Schuster, que fala sobre a retomada das atividades presenciais, entre elas as missas, nas igrejas católicas em Teutônia. Conforme o padre, por um período foram realizadas as missas de forma virtual e, a partir de julho, planejadas e, aos poucos, retomadas, gradualmente, algumas atividades presenciais. Porém, o atendimento continua sendo de forma restrita, respeitando o limite de capacidade de cada espaço físico e com todas as normas de segurança recomendadas, entre elas medidas de distanciamento, uso obrigatório da máscara e a higiene.
A Igreja Matriz foi a primeira a retornar suas atividades e posteriormente tem se ampliado para as Igrejas nas comunidades. Na avaliação do padre, tem funcionado bem: “as pessoas têm respeitado as medidas, retornado com cuidado, respeito e com sede de Deus”.
Em relação às celebrações, as missas na Igreja matriz acontecem em todos os espaços e com vários horários, já que sua estrutura permite. Nas comunidades ocorrem uma vez ao mês. Os batizados também voltaram a ser realizados, porém com mais frequência, para reunir menos famílias em cada momento. Outras atividades que a Igreja tem retornado de forma gradual são destacadas pelo padre. A catequese é uma d as atividades ainda realizada de forma virtual em algumas comunidades e, como envolve crianças e jovens, o planejamento é retornar quando as aulas tiverem voltado.
Eduardo também destaca o quanto as pessoas têm procurado um amparo, uma escuta, orientação ou conversa. Teve um aumento significativo durante a pandemia e o padre acredita que essa demanda irá aumentar ainda mais. As igrejas, independentemente da religião ,e os grupos, possuem um papel muito importante: “a pessoa que entra em uma situação de crise e se isola potencializa esses problemas. Precisamos ajudar”, ressalta o mesmo.
Para finalizar, Eduardo traz uma palavra para aqueles que estão passando por dificuldades, diante de novos desafios, com sentimentos de dor e sofrimento, indicando como a fé pode se tornar um pilar para superar esses momentos.

Créditos da foto: Arquivo

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados