Ouça: CIC Vale do Taquari rebate nova proposta estadual da Reforma Tributária
Na manhã desta quinta-feira (17/09), conversamos no Espaço Aberto com o presidente da CIC Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa, que fala sobre o debate da Reforma Tributária, seus impactos e a retomada econômica na região.
Ivandro inicia sua fala contextualizando um pouco toda essa trajetória da reforma. Em julho deste ano, o governador lançou os primeiros pilares da reforma tributária e desde esse período se compôs um corpo técnico com advogados tributaristas, contadores e economistas do nosso Vale que representam as associações comerciais para análise detalhada da proposta. São profissionais que trabalham diariamente com as contribuições e tributos, entendem de que maneira essa reforma impacta em cada setor da nossa região, coloca o presidente.
Conforme ele, “o que é preocupante para o Vale do Taquari é o aumento na tributação da cesta básica, insumos que consumimos diariamente e que o Vale do Taquari tem como um dos seus principais produtos de geração de renda para as famílias.” A reforma tributária irá nos limitar muito como região, especialmente na parte de alimentos. Ivandro pontua a importância de avaliarmos como nossa região será impactada a partir de janeiro se a reforma for aprovada. Todavia, conforme levantamento realizado pelo Federasul, diretamente com os deputados, diante da nova proposta encaminhada pelo governador, 38 deputados se disseram contrários. Ao longo de sua fala, o presidente traz algumas mudanças das alíquotas que permanecem na nova proposta.
A retomada econômica no Estado é algo desafiador, explica Ivandro, pois ainda há muitos segmentos que não conseguiram superar os impactos das restrições de atividades. O foco e a preocupação é dar condições às empresas, para que se reposicionem e gerem vagas de emprego, dando assim nova sustentação ao comércio e nos serviços.
Créditos da foto: Arquivo
Ouça a entrevista completa