Espaço Aberto 

Ouça: Sínodo Vale do Taquari inicia retomada dos cultos presenciais

Na manhã desta quarta-feira (16/09) também conversamos com o pastor sinodal, Gilcinei Tetzner, que traz orientações sobre a retomada dos cultos presenciais nas comunidades do Sínodo Vale do Taquari. Conforme o pastor, já no mês de março a IECLB se manisfestou sobre a suspensão das atividades presenciais, mesmo antes dos decretos, com posicionamento de preservar a vida e de responsabilidade social, suspendendo as atividades presenciais. Durante os seis meses, os trabalhos e a comunicação com os membros ocorreu pelas plataformas online.
Alguns pastores e pastoras da Igreja já vinham utilizando as redes sociais para divulgarem suas atividades e, desta forma, tiveram mais facilidade de migrarem para esse meio digital. Outros tiveram que se reinventar, aprendendo a lidar com aplicativos, gravando programas, entre outros, coloca Gilcinei. Até o final do mês de agosto, a IECLB estava com todas as sua atividades virtualizadas, realizando reuniões, aulas do ensino confirmatório, cultos, tudo de forma online.
Observando os protocolos que são colocados à comunidade, que são relativamente seguros, o pastor explica que se percebe que as pessoas se acostumaram a seguir estes protocolos, e dessa forma o Sínodo viu uma possibilidade de retomarem suas atividades presenciais no mês de setembro. Cada comunidade pôde avaliar a situação em que a igreja está inserida, podendo decidir com quais atividades retornariam e em que momento. No entanto, está sendo exigido que as pessoas sigam os protocolos de segurança, com uso de máscara, álcool, distanciamento e limite de pessoas de acordo com o tamanho do espaço físico.
Na retomada, foi dada prioridade às demandas não possíveis de atender de forma online como batismos e cultos em memória. Mais detalhes sobre o funcionamento das celebrações podem ser obtidas com os líderes e pastores de cada comunidade.

Créditos da foto: Arquivo pessoal

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados