Espaço Aberto 

Ouça: Teutônia mantém segunda posição no Vale em retorno de ICMS

Na manhã deste sábado (05/09), no Espaço Aberto conversamos com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Teutônia, Sidnei Eckert, que foi presidente da AMVAT em 2014 e prefeito de Arroio do Meio entre 2009-2016. Ele analisou o fato do município de Teutônia continuar sendo a segunda maior economia do Vale do Taquari. Nesta semana, foi divulgado o índice provisório de participação dos municípios no ICMS, um indicador importante pois a partir disso as prefeituras podem fazer a projeção para o orçamento do ano que vem.

De acordo com o secretário, a vinda de pessoas de outras regiões para Teutônia, sua localização geográfica e o cooperativismo (que faz com que a economia seja muito mais igualitária) fortaleceram ainda mais a condição econômica do município.

O índice oficial deste ano (2020) do município em comparação com o provisório do ano que vem (2021) tem uma queda de 2,6%. Sidnei explica que mesmo com o índice provisório ter uma queda para o ano que vem, é perceptível que o Teutônia teve um crescimento de 14,36% no índice de retorno nos últimos anos. Os índices mostram que a economia municipal cresceu, porém, em nível de Estado se teve um crescimento maior, o que afeta o índice de ICMS. O mesmo pontua que o índice sempre é formado a partir dos últimos dois anos, com os reflexos da pandemia sendo sentidos neste índice em 2022. O que cada segmento representa dentro do ICMS, o secretário traz ao longo de sua fala.

Ações da Secretaria foram apresentadas pelo secretário, que destacou que os índices do município estão neste patamar por um reflexo de um trabalho em conjunto.

Créditos da foto: Aquivo pessoal

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados