Espaço Aberto 

Ouça: Como o Vale do Taquari deve aproveitar para fortalecer o turismo regional

O Espaço Aberto na manhã desta sexta-feira (04/09), conversou com o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, que fala sobre o desenvolvimento do turismo regional neste momento, colocando como o Vale do Taquari deve aproveitar para fortalecer seu posicionamento nesta área. O setor do turismo foi um dos primeiros setores a serem afetados pela pandemia, no entanto, o presidente expressa o otimismo da Associação em relação ao pós-pandemia.
Este resultado positivo já pode ser percebido neste momento. Leandro destaca o aumento de turistas em nossa região. Era algo sonhado, entretanto ele alerta sobre a necessidade de cautela. Muitos destes turistas têm frequentado locais turísticos onde não possuem um controle específico, o que preocupa a Amturvales. Com isso, a instituição tem buscado os municípios e empreendedores para que continuem fazendo campanhas de conscientização.
O o presidente destaca que a Amturvales tem lançado quinzenalmente um boletim de turismo, que contém informações importantes para esse momento, assim, as pessoas que estão envolvidas com este setor podem ficar a par das orientações. Neste boletim, há desde cursos de qualificação até a parte de segurança sanitária. A Amturvales tem ido ao encontro dos empreendedores, pedindo para que transmitam aos turistas os cuidados necessários.
Muitos empreendedores da área turística inclusive têm se reinventado neste momento, mantendo ou mesmo aumentando sua renda. A entidade percebe que é possível o turismo se favorecer muito por conta da situação atual, pois teremos períodos de férias reduzidos ou inexistentes porque muitas empresas anteciparam as férias. Assim as famílias tendem a investir em finais de semana e momentos de passeios mais curtos e próximos. “O turismo aqui ainda tem muito a ser descoberto”. Ele também fala sobre as principais rotas de turismo em nosso Vale.
Ressalta ainda que os passeios de trem estão mantidos para os meses de outubro e novembro, com a divulgação dos passeios com seus roteiros, passagens e pacotes que serão anunciados daqui a alguns dias. Os passeios terão que acontecer com sua capacidade em 50% e os tickets serão vendidos por agências da região que fazem o turismo receptivo. Saiba mais detalhes ao longo da entrevista.

Créditos da foto: Arquivo

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados