Espaço Aberto 

Ouça: Amvat realiza assembleia hoje para discutir volta às aulas

Na manhã desta quinta-feira (03/09), conversamos com o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), prefeito de Imigrante, Celso Kaplan, que fala sobre a assembleia que a Amvat realiza nesta manhã para discutir a volta às aulas. O presidente coloca que a assembleia da Amvat acontecerá juntamente com a do Consisa. Em pauta estará a proposta do governo para o retorno das aulas, retirando as restrições gradualmente por níveis até o mês de novembro.
De acordo com Celso, se tem a proposta de um cronograma de levantamento de restrições com base no modelo de distanciamento, entretanto nada definitivo. Cada região, a partir de agora, pode decidir se quer ou não voltar às aulas, dependendo inclusive das bandeiras, podendo apenas voltarem com a bandeira amarela ou se permanecerem duas semanas em bandeira laranja. Com base nisso, a retomada em nossa região poderá ser a partir do dia 15 com a educação infantil.
É um debate muito grande, ressalta Lelo, que reforça a importância de escutar professores e pais. E enfatiza que será respeitada a vontade dos pais, que poderão levar seus filhos até as escolas, mas podem optar também em não levá-las. A ideia do presidente é tentar projetar um cronograma da região e tomar decisões em conjunto, mas será preciso levar em conta as condições de cada município e escolas no atendimento dos protocolos. “Ainda não temos certezas sobre estas voltas, é um debate amplo e são muitas questões envolvidas”, reforçou.
A entidade defendeu junto ao governo a retomada iniciando pela graduação, e não pela educação infantil conforme proposto. Um dos dificultadores para o retorno é justamente a regulamentação no protocolo que coloca 50% das turmas, necessitando assim o dobro de professores, horários e espaços físicos. Com eleições, em que há professores afastados por serem candidatos e, principalmente, muitos profissionais que integram o grupo de risco, são mais fatores a serem administrados.
Ao longo da entrevista, Celso também avalia os índices provisórios dos percentuais da arrecadação do ICMS dos municípios do Vale do Taquari para 2021.

Créditos da foto: Arquivo

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados