Ouça: Associação Brasileira dos Usuários de Ruas, Estradas e Rodovias (Abur) se manifesta contra reajustes no IPVA
O Espaço Aberto, na manhã desta quarta-feira (02/09), conversou com o presidente da Associação Brasileira dos Usuários de Ruas Estradas e Rodovias – Abur, Gerri Machado, que fala sobre a mobilização da entidade contra os reajustes do IPVA. Conforme Gerri, a instituição, juntamente com as entidades de veículos antigos do Estado, realizou manifestações no último domingo, com posicionamento contrário à cobrança de IPVA de veículos com mais de 20 anos de fabricação e o aumento do IPVA.
O presidente coloca que o aumento do prazo dos veículos a pagarem IPVA para até 40 anos é muito extenso, atingindo uma parcela da população que não possui muitas condições, pois os carros antigos acabam precisando de muita manutenção. Além disto, a reforma tributária que o governador do Estado tem proposto irá mexer com o ICMS, impactando em alimentos que estão na cesta básica.
Em relação ao posicionamento do governo, que alega que mais da metade da frota de veículos não paga IPVA, o que equivale a 3,1 milhões, Gerri pontua que dentro deste número, 600 veículos não estão na faixa de isentos por idade, mas sim por lei federal, como veículos de entidades governamentais, transporte escolar, dentre outros. Dessa forma, seriam 2,5 milhões de veículos que estão isentos pela faixa etária. Ele explica que estes veículos já contribuíram e que somos um dos Estados que por mais tempo cobra IPVA.
O presidente acredita que os prazos para votação que o governador estabeleceu não serão alterados, sendo votado em setembro para entrar em vigor para o fim do ano. O presidente pede o engajamento da sociedade nesta luta.
Créditos da foto: Arquivo pessoal
Ouça a entrevista completa