Espaço Aberto 

Ouça: IBGE divulga estimativas da População 2020

O Espaço Aberto, na manhã desta segunda-feira (31/08), em seu primeiro espaço de entrevista, conversou com o coordenador Censo e PNAD, Paulo Hamester, que detalha os números do Vale do Taquari na estimativa populacional realizada pelo IBGE para 2020. A estimativa foi realizada em função do adiamento do Censo 2020 por conta da pandemia. De acordo com Paulo, no dia de amanhã estaria se entrando no segundo mês das coletas do censo demográfico, mas este foi agora adiado para agosto de 2021. Com esse adiamento, o IBGE tem a obrigação de atualizar o dado anual do total de habitantes por município, pois o Tribunal de Contas, a partir disso, redistribui o fundo de participação dos municípios.
A estimativa é feita através do levantamento das estatísticas do registro civil, que a cada três meses a instituição busca junto aos fóruns e cartórios, número de nascimentos e de óbitos. O coordenador coloca que os nascimentos e óbitos não são suficientes para atualizar os números municipais de forma precisa, pois outras variáveis interferem, como a imigração, e é por isso que os números são apresentados como estimativas. No cálculo também são levadas em conta as variações apresentadas nos últimos censos (2000 e 2010).
Segundo as estimativas do Vale do Taquari, em 1° de julho de 2020, são 366.122 habitantes nos 36 municípios que compõem a Amvat, representando um incremento de 2.442 habitantes a mais em relação ao ano passado. Os municípios mais populosos do Vale são Lajeado, Estrela e Teutônia. Em percentual os municípios que mais cresceram, em primeiro lugar fica Fazenda Vilanova, com 1.65% neste último ano, seguido de Teutônia, com crescimento de 1.61%, e Lajeado com 1.21%. A maioria dos municípios, em um período de 12 meses, teve crescimento em sua população. Ao longo da entrevista, Paulo traz mais detalhes interessantes sobre os municípios neste estudo em nossa região.

Créditos da foto: Arquivo pessoal

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados