Ouça: Vale do Taquari aprova modelo de cogestão e sugere volta às aulas pelo Ensino Superior
O Espaço Aberto, na manhã desta sexta-feira (14/08), conversou com o presidente da Amvat e prefeito de Imigrante, Celso Kaplan, que traz informações sobre a reunião da Amvat realizada nesta quinta, na Univates. Na ocasião, os prefeitos avaliaram a proposta de retorno às aulas e o modelo de distanciamento controlado, agora com o modelo de cogestão.
De acordo com Celso, avaliando o cronograma de volta às aulas, a proposta do Governador não foi aceita, pois os prefeitos levando em conta a opinião de técnicos e diferentes profissionais envolvidos, consideram que o retorno deveria ocorrer primeiramente pelo Ensino Superior, sendo a educação infantil uma das últimas a retornar. Ao longo de sua fala, o prefeito fala a respeito da ideia de dar certa liberdade para que escolas privadas decidam sobre seu retorno, se seguirem protocolos rígidos e após a validação dos mesmos. Outro ponto levantado pelos prefeitos é uma grande preocupação com o transporte escolar dos alunos, como manter um distanciamento neste caso, além de analisar questões como distanciamento em salas da aula e a higienização necessária. A Amvat é favorável ao retorno, mas sugeriu que, em relação às datas, se faça uma nova avaliação ao final deste mês e que se tenha toda cautela possível, para dar tempo de fazer tudo com segurança.
O presidente ainda pontua ao longo de sua fala sobre a aprovação do modelo de distanciamento regional e com abrangência macro-regional, que será de cogestão a partir de agora. Hoje até o meio dia é preciso encaminhar a proposta de modelo validada por 2/3 dos prefeitos e assinada pelo comitê ético ao governo do Estado. Após a avaliação, o modelo será implantado depois de 48 horas. Em caso de enquadramento em bandeira vermelha pelos números, a região opta em adotar flexibilizações da bandeira laranja, especialmente para facilitar o funcionamento de comércio, indústria e restaurantes, desde que estes sigam os protocolos de segurança. Ao longo da entrevista, Lelo explica mais detalhes.
Créditos da foto: Arquivo
Ouça a entrevista completa