Ouça: Teutônia registrou três mortes por covid-19 na semana passada
Em um segundo momento de entrevista, conversamos com o médico Humberto de Alencar Oliveira da Costa, que fala sobre as três mortes por Covid-19 na semana passada em Teutônia. Como as mortes logo após entrada no hospital, o médico explica que os pacientes demoraram para buscar apoio a casa de saúde, pois já chegaram no estágio 3 da doença, já com pneumonia consolidada. Tudo indica que a doença foi contraída por contato intra domiciliar, pois eram idosos que não estavam saindo de suas casas. Conforme Humberto, a melhor fase para tratar a Covid-19 é a fase dois e para isso o paciente deve estar em atendimento quando estes sintomas mais graves se manifestarem.
As mortes na faixa etária em que esses casos se encontravam e de forma tão rápida gerou alerta ao Comitê. O médico pontua que o contágio intra domiciliar tem chamado a atenção neste momento e, mesmo que a a curva de contágio tenha se mantido estável, indicando que o pior momento já pode ter passado, é preciso manter o alerta.
Ele ressalta que a população deve buscar ajuda, mas é importante que saibam aonde procurar, pois quando os sintomas são leves o contato deve ser nos Postos de Saúde. A emergência deve ser procurada só em casos mais graves, justamente para evitar exposição desnecessária. O Hospital não é o local que deve ser procurado pelas pessoas que desejam realizar exame.
A troca de gestão administrativa do Hospital Ouro Branco foi outro ponto comentando pelo médico. Mais detalhes sobre os assuntos destacados a cima, o ouvinte confere ao longo da entrevista.
Créditos da foto : Arquivo
Ouça a entrevista completa