Ouça: ONG “Azul como o céu” trabalha para desmistificar o autismo
Em um segundo momento de entrevista nesta manhã, conversamos com o vice-presidente da ONG “Azul Como o Céu”, Rogério de Oliveira, que explica sobre o trabalho da ONG, que visa desmistificar o autismo, amparar e integrar as famílias e defender políticas que atendam as necessidades das crianças autistas. De acordo com Rogério, a ONG é recente, o início dos trabalhos foi em 2019, a partir de uma conversa entre pais, quando perceberam que havia uma carência de informações, de profissionais para os tratamentos, além do desconhecimento sobre o assunto entre as pessoas.
A ONG dá apoio às famílias que se deparam com o diagnóstico do autismo, ofertando informações em diversas frentes. O diálogo com a comunidade também é um foco em que a ONG atua utilizando as mídias sociais para levar informações à comunidade. Rogério pontua que a ONG Azul Como o Céu vem para desmistificar que o autismo seja uma doença, explicando que é uma condição e que o autismo possui diferentes graus, sendo cada criança única.
Outro ponto levantado por Rogério é sobre o papel da escola, apontando a necessidade de que professores e monitores tenham treinamentos adequados, para que assim saibam intervir com essas crianças.
As famílias que tenham contato com alguém que seja autista podem buscar a ONG para troca de informações. O vice-presidente ressalta que o diagnóstico precoce é importante para que o tratamento possa iniciar o quanto antes. Mais informações a respeito do assunto o ouvinte confere ao longo da entrevista.
Créditos da foto: Arquivo pessoal
Ouça a entrevista completa