Ouça: Presidente da Famurs explica modelo de gestão compartilhada entre o Governo e prefeituras para a definição das bandeiras
Outro tema abordado na manhã desta segunda-feira (10/08), no programa Espaço Aberto, foi em relação ao modelo de gestão compartilhada entre o Governo do Estado e as prefeituras, para a definição das bandeiras. Quem explica é o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), prefeito de Taquari, Emanuel Hassen de Jesus – Maneco.
De acordo com o prefeito, todos estão aguardando para o dia de hoje o novo decreto que detalha o que foi acordado entre a Famurs e o Governador, em reunião na semana passada.
Neste decreto estarão detalhados os pré-requisitos e as metas que as regiões devem contemplar para poderem adotar medidas diferentes das do Estado. Emanuel explica que o acordado é que a partir da edição das bandeiras nas sexta-feiras, cada região poderá se reunir com seu comitê científico, dialogando e avaliando a realidade local, criando protocolos menos gravosos ou mais para cada realidade. Esta medida é justamente para diminuir o debate sobre bandeiras e o abre e fecha. “A conscientização da comunidade segue sendo a prioridade”, coloca Maneco.
O presidente da Famurs pontua ” que quanto mais nós demorarmos para adotar as medidas de restrição, ou quanto mais nós relaxarmos nessas medidas, mais vai demorar para isso tudo passar”. Para que ações rigorosas não precisem ser tomadas mais para frente, é preciso que a comunidade colabore.
Créditos da foto: Arquivo Pessoal
Ouça a entrevista completa