Ouça: Famurs e associações regionais debatem a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 391/2017 que aumenta em 1% o repasse de FPM
Na manhã desta terça-feira (04/08), em um segundo momento de entrevista, conversamos com o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), prefeito Emanuel Hassen de Jesus (Maneco), que fala sobre a questão do distanciamento controlado no Estado e sobre a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que aumenta em 1% o repasse de FPM aos municípios. São duas pautas importantes que estão na agenda dos prefeitos do Estado.
Inicialmente, Emanuel coloca que a Famurs já recebeu o posicionamento das 27 associações em relação ao Distanciamento Controlado, em que a proposta do governador estava em análise. Estes assuntos serão colocados na reunião de hoje pela manhã com o Governador e sua equipe. Maneco afirma que é um momento para estabelecer o que é consenso entre as entidades e também debater as questões que ainda não chegaram a um bom termo no modelo. “Está claro que o modelo precisa de mudanças e que seja atualizado à realidade de cada região”, reforça.
A proposta de emenda que aumenta o repasse do FPM foi outro assunto abordado ao longo da entrevista. Maneco pontua que no nosso país, hoje, os municípios ficam com menos de 20% da arrecadação dos impostos que a população paga regularmente e que isso precisa mudar. Acompanhe a entrevista.
Os dois temas serão ampliados em nova entrevista nesta quarta no Espaço, em função da dificuldade de sinal de telefonia para o diálogo nesta terça. Assim, será possível já acompanharmos os desdobramentos e decisões que se darão ao longo desta terça-feira.
Créditos da foto: Arquivo pessoal
Ouça a entrevista completa