Espaço Aberto 

Ouça: Comissária relata cenário na aviação diante da pandemia

Na manhã desta segunda-feira (27/07), conversamos com a comissária teutoniense Cristine Geib, que fala sobre o cenário na aviação durante a pandemia. Cristine conta que já está neste ramo há quase 13 anos e, neste momento, a aviação está sentindo muito forte os reflexos da pandemia. Ela está há praticamente quatro meses sem vôos, desde o fim de março e acredita que alguns impactos serão sentidos por vários anos.
Cristine realiza vôos nacionais e internacionais e neste período foi chamada para um único voo na semana passada. Após o voo realizado, a comissária destaca que várias medidas estão sendo tomadas, como o uso obrigatório de máscaras, ações para evitar aglomerações, com o embarque acontecendo bem espaçado, álcool em gel nas galeis, uso de luvas (pelos tripulantes) e a sugestão de troca de lugares aos passageiros para propiciar assentos mais espaçados e maior distanciamento.
A questão salarial das equipes foi afetada drasticamente, a maioria recebendo em torno de 20% do que ganhava antes. A respeito das demissões, Cristine explica que estas aconteceram com funcionários que trabalham em terra. Empresas fizeram acordo com os tripulantes para redução de salários por um período temporário.
Para Cristine, o uso de máscara pelas pessoas quando estiverem gripadas e os cuidados mais redobrados com a saúde no pós-pandemia permanecerão. Um das percepções mais impactantes é em relação aos aeroportos: “É impressionante a gente caminhar agora pelos aeroportos tudo vazio. É algo que choca”, compartilha.
Mais detalhes os ouvintes conferem ao longo da entrevista.

Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados