Espaço Aberto 

Ouça: Vale do Taquari permanece com bandeira laranja no Distanciamento Controlado

No Espaço Aberto, da manhã desta terça-feira (21/07), conversamos com o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), prefeito de Imigrante, Celso Kaplan, que fala sobre as mobilizações feitas pelos prefeitos da região para permanência da bandeira laranja no Vale e também, direto de Brasília, relata sobre a agenda dos prefeitos nos dias de hoje e amanhã, na busca de recursos para os municípios da região atingidos pela enchente.
Conforme Celso, na questão do Distanciamento Controlado, foi um trabalho intenso, mas os prefeitos estavam confiantes de que seria possível reverter a situação. Entre os argumentos utilizados no recurso, o pedido para que não fossem contabilizados na nossa região as pessoas internadas de outras regiões. “Não é justo pagarmos a conta por disponibilizar estes leitos”, afirma Kaplan. O prefeito também questiona os indicadores e destaca que foi possível mostrar, através de dados, que a nossa região está fazendo um trabalho importante.
O prefeito imigrantense pontua que é necessário que se faça um plano de retomada, com todos os cuidados, sem esta instabilidade e dúvida gerada pelo enquadramento das bandeiras, questão que agora a entidade luta. Um novo comitê foi formado, com todas as associações do Estado, para trabalhar junto ao governador a ideia de que é preciso encontrar novas alternativas, para que os prefeitos não fiquem vários dias da semana preocupados e focados em cálculos diante do risco de não poder ter as atividades econômicas em atividade na semana seguinte.
Celso está em Brasília com demais prefeitos, que participam de diversos encontros e audiências. São quatro reuniões hoje e mais quatro audiências nesta quarta, entre elas na Defesa Civil e na Secretaria da Agricultura Familiar, para tratar da busca de recursos em função dos prejuízos da enchente

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados