Espaço Aberto 

Ouça: Comunidade envolve pessoas em projeto de Horta Comunitária

Na manhã desta terça-feira (21/07), no Espaço Aberto, conversamos com a pastora Cristiane Echelmeier e a voluntária Tati Fell Feine, que falam sobre o Projeto Horta Comunitária. De acordo com a pastora, é um sonho sendo realizado. Ela explica que o Capa iniciou um projeto para plantio de árvores frutíferas e este ano, com a pandemia, observando a questão de cestas básicas e de que maneira a comunidade poderia auxiliar aqueles que estão em vulnerabilidade, decidiu-se colocar em prática este projeto da Horta Comunitária, que já estava nos planos.
Tati explica que no início ficou um pouco apreensiva por ser um projeto inovador, mas como agricultora e professora incentivadora da prática do plantio, logo topou. É fantástico participar, são muitas pessoas se unindo para trabalhar em prol desta horta, que oferecerá alimentos frescos a pessoas, além dos alimentos não-perecíveis, que são os que inicialmente se pensa quando se fala em doações.
Cristiane explica que será definido um dia de feira para que as pessoas que necessitem possam retirar esses alimentos. Importante que levem suas sacolas, já que não serão disponibilizadas sacolas plásticas, também na linha de ter todo cuidado ambiental. A intenção é de que quem vá buscar seu alimento possa colhê-lo e conhecer um pouco do que pode ser feito com esse alimento. Os voluntários estarão auxiliando e inclusive tendo todo o cuidado com a questão da saúde. Tudo é plantado sem uso de adubos químicos e agrotóxicos.
Cristiane explica que a horta comunitária é uma maneira de praticar o olhar ao próximo, vivenciar a solidariedade e a empatia na prática. Saber e aprender a dividir em conjunto. O projeto é aberto para quem busca o alimento saudável. Além disso, para quem gostaria de fazer um trabalho voluntário, pode entrar em contato com a Paróquia para auxiliar no plantio e cuidado, assim como são aceitas doações de sementes e mudas.

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados