Espaço Aberto 

Ouça: Teutônia ultrapassa marca de 400 casos de Covid-19 e tem recorde de internação em um único dia

O médico Humberto de Alencar Oliveira da Costa, integrante do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, concedeu entrevista no sábado (18/07) e falou sobre o cenário em Teutônia, no Vale do Taquari e em nível estadual a respeito da progressão do coronavírus.

Humberto alerta que a situação no município de Teutônia é preocupante, com números alarmantes, já que ultrapassamos a barreira de 400 casos e a velocidade desse crescimento. Na sexta-feira, o Hospital Ouro Branco teve o dia mais crítico, batendo o recorde de internações de covid-19 em um único dia: sete pessoas sendo internadas. Com esse número alto de internações em um único dia desperta mais uma vez o alerta e a possibilidade de mais restrições.

Ao longo da entrevista o médico fala sobre as internações na microrregião e no município de Teutônia. O Hospital Ouro Branco conta com uma enfermaria de 10 leitos, que seria a primeira entrada desses pacientes, mais 8 leitos em uma segunda enfermaria. O HOB não possui UTI, apenas quartos semicríticos, que fazem a estabilização de pacientes. Os mais graves precisam ser transferidos para UTIs disponíveis em outras cidades.

Outro assunto comentando por Costa é sobre o protocolo de tratamento precoce da Covid, definido pela AMVAT, que tem uma lista de medicamentos. O médico dá a sua opinião sobre este kit de medicamentos. Reforça que até hoje não há estudos que comprovem a eficácia de um tratamento inicial como este, a não ser de que o uso de corticoide seja utilizado na fase mais grave da doença. “É preciso individualizar os casos”, pontua o médico.

Ouça a entrevista completa

Assuntos Relacionados